O que você vai ler
O Governo Federal emitiu recentemente um comunicado: a carteira de trabalho em papel deixará de ser emitida e será substituída pela sua versão digital e (muito!) mais moderna. A medida visa otimizar os processos burocráticos e tornar o acesso às informações trabalhistas mais eficiente e seguro.
O que é a carteira de trabalho digital?
A carteira de trabalho digital é, nada mais, nada menos, que a versão eletrônica da impressa, chamada de carteira de trabalho e previdência social (CTPS) pelo Governo Federal.
Vantagens da carteira digital do Governo Federal
- Facilidade: As informações trabalhistas estão disponíveis a qualquer momento, diretamente pelo aplicativo ou portal online do Governo Federal.
- Agilidade: A contratação e registros trabalhistas se tornarão mais rápidos, uma vez que o acesso é imediato e a distância.
- Segurança: A digitalização e cadastro pelo Gov.br garante segurança na armazenagem de dados e acesso às informações, reduzindo o risco de perdas e fraudes.
- Sustentabilidade: A redução do uso de papel contribuirá muito para as práticas sustentáveis.
Como funciona a transição para a carteira digital?
Todos os trabalhadores com carteira assinada já possuem automaticamente a versão digital. Porém, é necessário habilitá-la para o acesso.
Ela é bem simples, ok? Feita pelo próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e com o login e senha da plataforma Gov.br, do Governo Federal, necessário para confirmar a identidade do trabalhador. Se tudo estiver correto, o acesso é concedido no mesmo dia.
O que muda para os trabalhadores?
Com a mudança para a versão digital, não será mais necessário informar o número da carteira durante o processo de contratação. Em vez disso, o CPF servirá como identificador principal, contendo todas as informações relacionadas ao histórico profissional do cidadão. Isso deve simplificar e agilizar os processos trabalhistas no país.
Além disso, qualquer alteração no contrato de trabalho será registrada e atualizada de forma instantânea na carteira digital.
Impacto no mercado de trabalho
A mudança para o digital representa um avanço significativo para o mercado de trabalho no Brasil, por conta dos processos serem mais simples e rápidos. Assim, espera-se uma melhora na dinâmica das contratações e na gestão das informações.
Como acessar digitalmente?
Para acessar a carteira de trabalho digital, deve seguir os seguintes passos:
- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu smartphone.
- Realize o cadastro utilizando seus dados pessoais e crie um login e senha.
- Após o cadastro, todas suas informações trabalhistas estarão disponíveis para consulta.
Conclusão
A novidade promete trazer mais segurança e praticidade para os empregados e empregadores. Fique atento e aproveite as vantagens oferecidas pelo Governo Federal!