O que acontece com o seu FGTS se você for demitido no saque-aniversário

saque-aniversário
saque-aniversário

O que você vai ler

Se você se deu conta de que está na modalidade saque-aniversário do FGTS e foi demitido, pode estar se perguntando: “E agora, o que acontece com o meu dinheiro?”. Vamos esclarecer isso para você entender direitinho suas opções e direitos.

O que acontece com seu FGTS no saque-aniversário

No saque-aniversário, a ideia é que você possa pegar uma parte do seu FGTS todo ano, no mês do seu niver. Isso foi pensado para dar uma flexibilidade a mais pra galera, mas tem umas regrinhas que precisam ser entendidas.

Sacou e foi demitido? Veja o que muda

Se você optou pelo saque-aniversário e depois perdeu o emprego, tem uma notícia meio amarga: você não vai poder sacar tudo de uma vez. O que você consegue levar, de cara, é a multa rescisória de 40% sobre o total que foi depositado pelo seu ex-patrão durante o contrato. O resto do seu saldo vai continuar lá, firme e forte, esperando pelo seu próximo aniversário.

Quer voltar para o saque-rescisão?

Se bater aquele arrependimento e você quiser voltar para o saque-rescisão, que libera tudo se você for demitido sem justa causa, vai precisar ter paciência. Precisa esperar 25 meses desde o pedido de cancelamento do saque-aniversário para poder voltar atrás e sacar tudo.

Sacando apenas a multa de 40%

Então, se a porta giratória da vida te jogou para fora da empresa, e você estava no saque-aniversário, você pode pegar 40% do que foi depositado na sua conta do FGTS. Por exemplo, se você tiver R$10.000 guardados lá, você pode sacar R$4.000 de multa rescisória. O resto? Bom, esse continua no banco até a próxima oportunidade de saque no seu aniversário.

Opções com o FGTS preso no saque-aniversário

Está com o FGTS preso por causa do saque-aniversário? Você tem algumas cartas na manga:

  1. Deixar a grana lá: Você pode simplesmente deixar o dinheiro no FGTS e sacar uma parte todo ano.
  2. Antecipar saques: Se a necessidade apertar, você pode antecipar os saques dos próximos anos, mas olha lá, hein? Tem juros nessa brincadeira.

Saiba como sacar o FGTS após demissão usando o aplicativo da Caixa!

Cuidado com as taxas de juros na antecipação

Antes de se jogar na antecipação, dá uma olhada nas taxas de juros. Alguns bancos podem querer uma fatia generosa do seu bolo, o que diminui o que sobra pra você. Vale a pena se realmente estiver precisando muito da grana.

A dica da vez para antecipação segura

Se você decidir que quer antecipar seus saques, procure uma empresa que tenha fama de ser justa nas taxas de juros.

E os outros direitos trabalhistas?

Ah, não esqueça: além dos 40% de multa, você ainda tem direito às outras verbas rescisórias, como férias proporcionais e décimo terceiro. Não deixe de cobrar esses direitos também.

Deixe um comentário